VISITAS

segunda-feira, 24 de março de 2014

24 de Março de 1964 - FALTA 1 SEMANA





No dia 24 de Março de 1964, o Brasil estava por 7 dias.

A situação de momento era a seguinte:

O Ministro da Guerra, Jair Dantas Ribeiro, apoiava Jango com todas as forças.



O I Exército, controlador das tropas do Rio de Janeiro, era comandado pelo General Armando de Moraes Âncora, muito amigo do Ministro Dantas. Se porventura Âncora titubeasse, logo abaixo dele estava o General Oromar Osório, da mesma forma simpático ao governo e que, se incluía no rol dos chamados " Generais do Povo ".


Gal. Âncora
 
O II Exército, em São Paulo, era comandado pelo General Amaury Kruel, amigo e compadre de Jango, a quem já tinha servido como Chefe de Gabinete Militar e Ministro da Guerra.

Gal. Kruel


O III Exército, reunia as tropas do Sul e era comandado pelo General Benjamin Rodrigues Galhardo, que era tão leal ao " dispositivo " do General Argemiro de Assis Brasil quanto Âncora.

Havia ainda uma Base Militar do Partido Comunista Brasileiro ( PCB ) denominada Setor Mil, que mantinham militares que gravitavam em torno do PCB, onde apenas Prestes e mais dois membros da Comissão Executiva sabiam quem eram.

Alguns Militares de expressão haviam sido, por assim dizer, remanejados em suas funções.

Orlando Geisel, que fora Chefe de Gabinete do Ministro da Guerra, passou a chefiar baterias de telefone na subdiretoria de material de engenharia;


Orlando Geisel



Ernesto Geisel, irmão de Orlando, que comandara a Guarnição do Paraná, passou para a 2ª Subchefia do Departamento de Provisão Geral - estoque de papéis.





Golbery do Couto e Silva, passou voluntariamente para a reserva em 1961. Tomou asco dos militares ruins.



O Quatro-Estrelas, Arthur da Costa e Silva, ex-Comandante do IV e II Exército, ficou incumbido de comandar um contingente de 20 homens no Departamento de Produção e Obras.

Em Minas Gerais, 2 Generais tinham poder.

O General Carlos Luiz Guedes, era o Comandante da Infantaria Divisionária/4 e o General Olympio Mourão Filho, da 4ª Região Militar/RM e da 4ª Divisão de Infantaria.


Gal. Guedes

Gal. Olympio
                                            



                                                     



O General Humberto de Alencar Castello Branco, estava na Chefia do Estado-Maior do Exército, uma função operacionalmente inócua. Comandava o 6º Andar do prédio do Ministério da Guerra, no centro do Rio de Janeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário