VISITAS

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Processo Pré 31 de Março de 1964



As eleições de 03 de Outubro de 1960 foram muito importante para a sequência dos
próximos 4 anos no Brasil.

Os candidatos eram Jânio da Silva Quadros, pelo PTN ( Partido Trabalhista Nacional ), o Marechal Henrique Baptista Duffles Teixeira Lott, pelo PSD ( Partido Social Democrático ) e Adhemar Pereira de Barros, pelo PSP ( Partido Social Progressista ).

A candidatura para a Vice-Presidência ( de acordo com a vigência da Constituição de 1946 ) era independente e concorreram João Belchior Marques Goulart, pelo PSD e Milton Campos, pela UDN ( União Democrática Nacional ) e Fernando Ferrari, pelo MTR ( Movimento Trabalhista Renovador ).

Venceram as eleições Jânio Quadros, para a Presidência da República, com mais de 5 milhões de votos ( 48,3% ) e João Goulart, para a Vice-Presidência, com 4,5 milhões de votos ( 36,1% ).

Jânio Quadros governou do dia 31 de Janeiro de 1961 até 25 de Agosto de 1961.

Exatos 206 dias.



 
 
Ao Congresso Nacional
 
Nesta data, e por este instrumento, deixando com o Ministro da Justiça, as razões de meu ato, renuncio ao mandato de Presidente da República.
Brasília, 25.8.61


A carta entregue ao Ministro da Justiça, Oscar Pedroso Horta, tinha o seguinte conteúdo:

Fui vencido pela reação e assim deixo o governo. Nestes sete meses cumpri o meu dever. Tenho-o cumprido dia e noite, trabalhando infatigavelmente, sem prevenções, nem rancores. Mas baldaram-se os meus esforços para conduzir esta nação, que pelo caminho de sua verdadeira libertação política e econômica, a única que possibilitaria o progresso efetivo e a justiça social, a que tem direito o seu generoso povo.
"Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou de indivíduos, inclusive do exterior. Sinto-me, porém, esmagado. Forças terríveis levantam-se contra mim e me intrigam ou infamam, até com a desculpa de colaboração.
"Se permanecesse, não manteria a confiança e a tranquilidade, ora quebradas, indispensáveis ao exercício da minha autoridade. Creio mesmo que não manteria a própria paz pública.
"Encerro, assim, com o pensamento voltado para a nossa gente, para os estudantes, para os operários, para a grande família do Brasil, esta página da minha vida e da vida nacional. A mim não falta a coragem da renúncia.
"Saio com um agradecimento e um apelo. O agradecimento é aos companheiros que comigo lutaram e me sustentaram dentro e fora do governo e, de forma especial, às Forças Armadas, cuja conduta exemplar, em todos os instantes, proclamo nesta oportunidade. O apelo é no sentido da ordem, do congraçamento, do respeito e da estima de cada um dos meus patrícios, para todos e de todos para cada um.
"Somente assim seremos dignos deste país e do mundo. Somente assim seremos dignos de nossa herança e da nossa predestinação cristã. Retorno agora ao meu trabalho de advogado e professor. Trabalharemos todos. Há muitas formas de servir nossa pátria."
Brasília, 25 de agosto de 1961.


Ouça abaixo a notícia da renúncia pelo Repórter Esso:


http://www.youtube.com/watch?v=OzBOyyamZSg



Após a renúncia do Presidente Jânio Quadros, assume a Presidência o Presidente da Câmara Federal, Ranieri Mazzilli que tomava posse interinamente no cargo, até o retorno do vice-Presidente João Goulart, que se achava em viagem oficial à China.


 
JÂNIO QUADROS E ERNESTO CHE GUEVARA






RANIERI MAZZILLI 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário